sexta-feira, 11 de setembro de 2020

O Jogo de Voleibol

Você saberia caracterizar o jogo de voleibol? 

Certamente, essa não é uma pergunta fácil de responder, porém é de suma importância refletirmos sobre ela. A nossa concepção sobre o jogo influencia o modo como aprendemos, ensinamos, conversamos e praticamos voleibol.

O voleibol pode ser caracterizado como um esporte coletivo de não-invasão, no qual duas equipes, separadas por uma rede divisória na quadra, buscam enviar a bola sobre a rede para o solo da quadra adversária com a finalidade de obter o ponto e impedir que a bola caia na sua própria quadra (COLLET et al, 2007). Ele pode ser classificado também como um esporte de rede/parede que tem como lógica interna comum: rebater a bola/implemento para os espaços da quadra adversária de forma a marcar o ponto ou dificultar a devolução da mesma pelo adversário (GINCIENE & IMPOLCETTO, 2019; GONZALEZ et al, 2014). 

Em relação às regras, não é permitida a retenção da bola, o que faz com que os jogadores realizem contatos breves com ela (rebater/volear), limitados a três toques por equipe, de forma alternada entre os jogadores, sem a interferência direta do adversário. O único momento do jogo em que é permitido a "posse" da bola é o saque. No momento da realização do saque, as equipes devem respeitar o rodízio e as posições relativas em quadra. O jogo possui um sistema de pontuação limite no qual os jogadores devem conquistar os pontos para ganhar os sets e a partida, sendo que qualquer erro cometido por um jogador ou pela equipe é convertido em um ponto para o adversário.

Uma característica que diferencia o voleibol de outros esportes de rede/parede é a possibilidade de passar a bola aos companheiros de equipe antes de enviá-la à quadra adversária. Nesse sentido, ele possui interações de cooperação e oposição (GONZÁLEZ, 2004). As equipes buscam construir o ataque com os três toques e enviar a bola aos espaços da quadra adversária, enquanto que na defesa, elas buscam ocupar os espaços e impedir que a bola caia na própria quadra. 

Outra característica importante do voleibol é a sua natureza sequencial e cíclica. O jogo é caracterizado por um encadeamento de ações: após o saque de uma equipe, ocorre a recepção, o levantamento, o ataque, o bloqueio, a defesa, o contra ataque, uma nova defesa, um novo contra ataque, e assim por diante, até que alguma equipe conquiste o ponto ou cometa algum erro. Percebe-se que esse encadeamento evidencia uma interdependência de ações, ou seja, uma ação influencia outra. Nesse sentido, Souza (1996) define os momentos que compõem o jogo de voleibol em: ataque inicial (saque), ataque construído (recepção, levantamento e ataque), defesa (bloqueio e defesa) e contra ataque construído (levantamento e ataque). 

A partir dessas considerações iniciais é possível ter uma noção sobre as características do jogo de voleibol. Tenho certeza que compreender bem essas características vai te ajudar a se apropriar cada vez mais desse esporte instigante. Até uma próxima! 

REFERÊNCIAS

COLLET, Carine; NASCIMENTO, Juarez Vieira do; RAMOS, Marcel Henrique Kodama Pertille; DONEGÁ, André Luiz. Processo de ensino-aprendizagem-treinamento no voleibol infantil masculino em Sana Catarina. Revista da Educação Física/UEM, Maringá, v. 18, n. 2, p. 147-159, 2. sem. 2007.

GONZÁLEZ, Fernando Jaime. Sistema de classificação de esportes com base nos critérios : cooperação , interação com o adversário , ambiente , desempenho comparado e objetivos táticos da ação. Revista digital - Buenos Aires, v. 71, p. 6-9, 2004.

GONZÁLEZ, Fernando Jaime; DARIDO, Suraya Cristina; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli de. Esportes de marca e com rede divisória ou muro/parede de rebote: badminton, peteca, tênis de campo, tênis de mesa, voleibol, atletismo. Maringá: Eduem, 2014.

GINCIENE, Guy. IMPOLCETTO, Fernanda M. Primeiras aproximações para uma proposta de ensino dos jogos de rede/parede: reflexões sobre o tênis de campo e o voleibol. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 2019;27(2): 121-132.

SOUZA, Adriano José de. Ensinando e desenvolvendo o esporte na escola: o caso do voleibol. Universidade Estadual de Campinas, 1996.

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