terça-feira, 3 de novembro de 2020

Aprendizagem motora: instrução verbal e demonstração

Ao propor determinada tarefa em uma aula/treino, o professor/técnico deve oferecer instrução prévia à prática, ou seja, fornecer informações aos alunos sobre a tarefa a ser realizada. Isso envolve explicar os objetivos da tarefa, organizar os alunos em quadra, especificar o que será feito, como será feito etc. 

A instrução prévia à prática pode ser realizada de duas formas: por meio da instrução verbal e/ou demonstração (UGRINOWITSCH & BENDA, 2011). A instrução verbal consiste em fornecer informações verbais sobre os aspectos da tarefa, por exemplo, dizer aos alunos "vocês vão realizar um saque e depois entrar na quadra para defender um ataque". 
A instrução não deve ser demasiadamente longa e cheia de informações, por isso, uma forma interessante de instruir verbalmente é utilizar dicas verbais. As dicas verbais nada mais são do que frases ou expressões curtas e objetivas que resumem as informações relacionadas à tarefa, por exemplo, "passa e abre pra atacar, "saca e entra na quadra" etc. Elas têm como intuito condensar as informações e dirigir a atenção dos alunos para os aspectos específicos e essenciais da tarefa. A demonstração, por sua vez, consiste em apresentar aos alunos um modelo executando a tarefa  (professor, aluno, vídeo etc). Esse tipo de instrução possibilita a formação de um plano de ação e serve como uma referência cognitiva ao aluno para a detecção e correção do erro durante a prática.

A associação entre a demonstração e a instrução verbal parece ser mais efetiva para a aquisição de habilidades motoras. A instrução verbal, apesar de contemplar o objetivo e a especificação da tarefa, não fornece um modelo de execução (como fazer). Nesse sentido, a demonstração supre essa demanda oferecendo uma imagem da execução completa ou parcial do movimento, e favorece a compreensão do objetivo da tarefa e o meio para alcançá-lo. Por exemplo, o professor, ao demonstrar o movimento da cortada, pode fornecer dicas verbais como "encaixe a mão na bola" ou "golpeie a bola no ponto mais alto" para dirigir a atenção dos alunos a componentes específicos da tarefa de acordo com os objetivos estipulados para a sessão de treino.

Em estágios iniciais da aprendizagem, as instruções sobre o padrão de movimento podem ser predominantes, enquanto que as informações sobre o resultado do movimento podem ser focadas em estágios mais avançados (CORRÊA et al, 2017). Nas etapas iniciais, os alunos estão formando uma estrutura (programa motor), e por isso necessitam uma referência cognitiva da execução da habilidade. Já nas etapas mais avançadas, o programas motor já está formado e agora o objetivo é relacionar a execução da habilidade motora com o resultado do movimento no ambiente.

Espero que esse post tenha te ajudado.

Até uma próxima!

REFERÊNCIAS

CORRÊA, Umberto Cesar; OLIVEIRA, Jorge Alberto De; TANI, Go. 40 anos da Pós-graduação da EEFE-USP : a sua contribuição para o avanço do conhecimento sobre o comportamento motor humano. Rev Bras Educ Fís Esporte, (São Paulo). 2017 Ago; 31(N esp):97-110.

UGRINOWITSCH, HerbertBENDA, Rodolfo Novellino. Contribuições da Aprendizagem Motora: a prática na intervenção em Educação Física. Rev. bras. Educ. Fís. Esporte, São Paulo, v.25, p.25-35, dez. 2011.

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